Paróquia Nossa Senhoras das Dores
Fundada em 1844

Diocese de Itapetininga
Sarapuí SP

quinta-feira, 6 de março de 2014

A IMPORTÂNCIA DA CONFISSÃO



Irmãos, o pecado é como uma doença em nosso espírito, que consome e pode levar à morte eterna, além de apresentar, já nesta vida, reflexos em nossas vidas, pois todo o sofrimento deste mundo advém dele.
A misericórdia de Deus é tão grande que nos concede o sacramento da penitencia (reconciliação). Ele nos deseja curar, libertar e salvar.
Jesus diz aos seus discípulos: “Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos (João 20, 23)”.
O catecismo no número 1421 traz o seguinte texto: “O Senhor Jesus Cristo, médico das nossas almas e dos nossos corpos, que perdoou os pecados ao paralítico e lhe restituiu a saúde do corpo quis que a sua Igreja continuasse, com a força do Espírito Santo, a sua obra de cura e de salvação, mesmo para com os seus próprios membros. É esta a finalidade dos dois sacramentos de cura: o sacramente da Penitência e o da Unção dos enfermos”.
Papa Francisco nos orienta sobre o assunto, com os seguintes dizeres, “queridos amigos, celebrar o Sacramento da Reconciliação significa estar envolvido em um abraço caloroso: é o abraço da infinita misericórdia do Pai”.
Quando nos dirigimos ao sacerdote para nos confessarmos é o próprio Cristo que nos perdoa os pecados. E para bem fazer uma boa confissão devemos levar em conta os seguintes passos:

Exame de consciência: “Convém preparar a recepção deste sacramento fazendo um exame de consciência à luz da Palavra de Deus”. Os textos mais adaptados esse fim devem ser procurados na catequese moral dos evangelhos e das cartas apostólicas: Sermão da Montanha, ensinamentos apostólicos (Catecismo §1454).

Ter um verdadeiro arrependimento (atrição ou contrição);

Propósito de não recair no pecado e de evitar as circunstâncias que o favoreçam;

Confessar-se sem omitir nada;


Cumprir a penitência estabelecida pelo confessor. 


 Começa hoje o Mutirão de Confissão na Diocese de Itapetininga. Toda Segunda e Quinta-feira neste Tempo de Quaresma, os padres estarão presentes em nossas Paróquias para atendimento das Confissões, pelo Sacramento da Reconciliação.

Hoje  das 19 ás 21 horas  é nossa Paróquia que recebe este mutirão



Nenhum comentário:

Postar um comentário